Comemoração Dia do Químico

Em 18/06/18 14:23. Atualizada em 18/06/18 14:46.

Hoje, dia 18/06/2018, comemora-se o dia do QUÍMICO. O Instituto de Química promoveu uma palestra para toda a comunidade (docentes, técnicos e discentes), cujo tema foi: "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PORTÁTEIS E DESCARTÁVEIS PARA APLICAÇÕES NAS ÁREAS CLÍNICA E FORENSE". A palestra foi realizada pelo prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro (IQ), com grande participação da comunidade acadêmica.

O Dia do Químico no Brasil é comemorado em 18 de junho, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” - Lei nº 2800/56.  Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois essa lei foi dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.

Em tempos onde os cidadãos estão pensando e agindo de forma cada vez mais individualizada, datas comemorativas representam momentos importantes de conscientização e de coletivização, onde segmentos da sociedade celebram, lutam, discutem e referenciam momentos importantes, passagens históricas ou fatos marcantes que os identificam. Para uma parcela singular da sociedade, hoje é uma destas datas especiais, onde se comemora uma das mais belas profissões e certamente um dos mais belos ramos do conhecimento humano. Diante de tantos desafios, os químicos merecem que esta seja uma data para o reconhecimento desse profissional e de sua importância para a sociedade. Fontes: (site SBQ e Brasil Escola).

foto 4foto 8

foto 6