Pesquisa do IQ/ UFG é apresentada ao Ministro da Ciência e Tecnologia

Em 09/09/19 10:25. Atualizada em 09/09/19 10:26.

Apresentação foi realizada pelo professor Nelson Antoniosi, do Instituto de Química e o doutorando João Marcos Barbosa

O professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, Nelson Antoniosi e o doutorando João Marcos Gonçalves Barbosa foram convidados no dia 4 de setembro, em Brasília, para uma reunião com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes onde apresentaram a pesquisa realizada  no Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames). A pesquisa concluiu que o exame clínico da cera de ouvido pode levar à detecção de doenças como câncer em diferentes estágios. A descoberta científica inovadora da Universidade pode ser usada para sensibilizar a classe política sobre a importância de recursos direcionados às bolsas e pesquisas nas instituições federais públicas de ensino.

Veja aqui mais detalhes sobre o estudo.

Para o encontro, o professor Nelson Antoniosi também apresentou uma proposta de lei para captação de recursos públicos por parte das universidades. De acordo com a sugestão, apresentada em forma de projeto de lei ao ministro Marcos Pontes, as universidades públicas brasileiras e os institutos de pesquisas teriam prioridade em licitações de prestação de serviços públicos para órgãos e entidades públicas. “É uma forma de fazer com que os recursos públicos sejam investidos no ensino, ciência e tecnologias públicos”, afirma o professor.

Nelson Antoniosi

Fonte: Secom UFG