LaCEM

LaCEM UFG recebe novo equipamento para determinação de massas moleculares

Em 11/02/20 08:35. Atualizada em 11/02/20 08:45.

Laboratório tem estudos que vão desde a presença de agroquímicos em alimentos até a composição do petróleo

A Universidade Federal de Goiás possui um dos campos mais avançados de pesquisas em análises de massas moleculares. Em parceria com a Petrobrás o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM-UFG) do Instituto de Química da UFG se destaca com um dos mais bem equipados do país. Em atuação desde 2015,o laboratório possui instrumentos que conseguem medir de forma precisa a massa das moléculas e assim caracterizar de forma rápida todos os componentes químicos presentes nas mais diversas amostras de substâncias.

Recentemente, o LaCEM adquiriu um novo equipamento, o espectrômetro de massas de ressonância ciclotrônica de íons (FT-ICR MS), primeiro do país, que pode alcançar até 20 milhões o poder de resolução na determinação de massas moleculares. Para capacitar os alunos e pesquisadores, o Laboratório realizou no último dia 31 de janeiro um workshop com os palestrantes Matthias Witt, pesquisador de Bremen na Alemanha e Diego Magno, representante da Bruker Brasil a fabricante do equipamento. O professor Boniek Gontijo, coordenador do laboratório, pontua que “As palestras tiveram o objetivo de mostrar as diferentes aplicações do equipamento desde áreas relacionadas a botânica, meio ambiente, até análises farmacológicas e o petróleo”.

Lacem UFG
Matthias Witt foi um dos palestrantes do evento

Importância do laboratório

O professor  compara os equipamentos do LaCEM com grandes balanças. “O FT-ICR MS, nosso instrumento, tem um poder de resolução enorme, podendo chegar na ordem de dezenas de milhares. Ele consegue ter uma alta precisão analítica até a quinta ou sexta casa após a vírgula.”
As análises desenvolvidas são aplicadas em misturas complexas como o petróleo, extrato de produtos naturais, chegando até em análises de tecidos. Esta gama de possibilidades marca a multidisciplinaridade do LaCEM, que não se restringe aos estudos desenvolvidos no Instituto de Química, podendo auxiliar áreas como Farmacologia, Medicina, Agronomia entre outras.

Parceria com a Petrobrás

O financiamento do Laboratório provém de recursos disponibilizados a partir da Petrobrás. Com um extenso portfólio de pesquisas o LaCEM desenvolve metodologias de caracterização de compostos orgânicos em sólidos insolúveis, isto é, caracteriza as substâncias presentes no petróleo brasileiro e mostra seu nível de qualidade.
Este processo possui o nome de petroleômica e é essencial para todas as fases de uso do óleo, desde a prospecção de novas jazidas até a exploração e transporte. “Em função da composição química de cada óleo, que é muito variada,  algumas fases de exploração podem ser prejudicadas, como por exemplo o escoamento. Algumas partículas podem ser depositadas nos dutos de óleos e esta análise química possibilita reconhecer as substâncias que causam este processo e realizar ações efetivas de combate” comenta o professor Boniek.

Fonte: Secom UFG

Categorias: notícias