AIQ

Em 23/12/11 00:02.

O ano de 2011 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Química (AIQ-2011). Para marcar a celebração no Brasil foi criado um grande projeto nacional com o apoio de órgãos governamentais, entidades representativas da Química em todo País e do setor industrial. A ideia é comemorar as grandes descobertas da Química e seus avanços científicos e tecnológicos, cujos benefícios são presenciados nos dias de hoje.

Uma das ações do Ano Internacional da Química-2011 é a exposição comemorativa  "A Química no cotidiano", elaborada pelo Museu da Vida-Fiocruz/Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A exposição deverá ser sediada por cada uma das secretarias regionais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Em Goiânia os 20 pôsters que compõem a exposição poderão ser vistos na Biblioteca Central da UFG, Campus 2, entre os dias 21 de março e 18 de abril de 2011. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 7h15 às 22h45; sábados, das 8h às 18h.

Base da vida

A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas. Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.

O Ano Internacional da Química tem como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o AIQ tem como meta uma ação mundial sob o slogan CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Química para um mundo melhor), coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Seu objetivo principal é a educação, em todos os níveis, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

Mais detalhes sobre o Ano Internacional da Química podem ser vistos na página do evento: http://quimica2011.org.br