CULTURA, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

Em 23/12/11 00:02.

Cultura, Currículo e Avaliação

Ementa

Cultura, planejamento, currículo e avaliação: concepções e práticas. Avaliação e currículo no Brasil: políticas e implicações para a organização escolar. Sistema de avaliação da educação básica. Cultura, planejamento e relações de poder na escola.

Básica

·       ÁRIES, Philip. Organização do espaço escolar, a vida escolástica, criação do colégio, origens das classes escolares, a idade do escolar.

·       BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura: o mundo que criamos para aprender a viver. In: ­­­­

·       _____. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002. (p. 15 - 27)

·       BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais.

·       _____. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

·       CHAVES, Sandramara Matias. A avaliação da aprendizagem. São Paulo: USP, 2003. (Trecho da tese de doutorado: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: realidade complexidade e possibilidades, São Paulo: USP, 2003).

Complementar

·       ABRAMOWICZ, Mere. Avaliação, tomada de decisões e políticas: subsídios para um repensar. In: Revista Estudos em: Avaliação Educacional. Jul/dez, nº 10. Fundação Carlos Chagas.

·       ADORNO, Theodor W. Educação – para quê? In: Educação e emancipação. (trad.) MAAR, Wolfgang Leo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.139-154.

·       ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania. In: Educação e cidadania: quem educação o cidadão? 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 31-80.

·       BARRETO, Elba Siqueira de Sá (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, 2002.

·       BUFFA, Ester. Educação e cidadania burguesas. In: Educação e cidadania: quem educação o cidadão? 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 11-30.

·       DOMINGUES, José Luiz. O cotidiano da escola de 1º grau: o sonho e a realidade.  Goiânia: Cegraf, 1988. (p. 17-42)

·       KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 1998.

·       LOPES, Alice Casimiro. A organização do conhecimento escolar nos PCN's para o ensino médio. In: ROSA, D. E.; SOUZA, V. C. Políticas organizativas e curriculares,

·       MOREIRA, Antônio Flávio. Currículo e programas no Brasil

·       SANTOS, José Luiz. O que é cultura? 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

·       SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.