EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA
Epistemologia da Ciência
Ementa
Natureza do conhecimento científico. Diferentes leituras da construção da ciência. Conhecimento cotidiano e conhecimento escolar. O debate epistemológico na formação inicial e continuada de professores.
Bibliografia
Básica
· CHALMERS, A. F., O que é a ciência afinal? São Paulo: Editora brasiliense, 1993.
· KUHN, T. S., A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, S. P: Editora Perspectiva, 1989.
· MORAIS, R de, Filosofia da ciência e da tecnologia. Campinas: Papirus Editora, 1988
· SANTOS, B. de SOUSA, Um discurso sobre as ciências. Porto: Ed. Afrontamento, 2002.
· ESTEVES de V. M. J. Pensamento sistêmico. O novo paradigma da ciência. Campinas – SP: Papirus, 2003.
· SILVA FILHO, J. da. (editor) Epistemologia e ensino de ciências. Salvador: Arcádia, 2002.
· Artigos de diversas revistas Química Nova na Escola.
Complementar
· KÖCHE, J. C., Fundamentos de metodologia científica. Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003
· DELIZOICOV, D. et. al., Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Ed. Cortez, 2002.
· DEMO, P.; Educar pela pesquisa. Editora Autores Associados, 2003.
· LOPES, A. R. C., Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: ed. Uerj, 1999.