ESTRUTURA E PROPRIEDADE DA MATÉRIA

Em 23/12/11 00:02.

estrutura e propriedade da matéria

Ementa

Modelos atômicos de Bohr e orbital. Periodicidade química: raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica e suas conseqüência na reatividade química dos elementos. Tipos de ligações: iônica, covalente, metálica e de coordenação. Ligação covalente: modelo de Lewis e da RPECV, teoria de valência e introdução TOM (moléculas diatômicas homo- e hetereonucleares). Eletronegatividade. Forças intermoleculares e propriedades físico-químicas. Empacotamento de sólidos. Sistemas iônicos e suas energias: solvatação e rede cristalina.

Básica

·       Atkins P., Jones L., Princípios de Química, Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, ARTMED Ed. S.A., 1999.

·       Kotz e Treichel, Química e Reações Químicas, 4ª Ed., LTC, 2002.

Complementar

·       Faria, P., Estrutura Atômica e Ligação Química, UNICAMP – Instituto de Química, 1999.

·       Shriver, D.F., Atkins, P.W., Inorganic Cemistry (Oxford Univertsity Press, 3a. Ed.) 1999.

·       Mahan, B.M., Myers, R.J., Química um Curso Universitário, 4ª ed., Editora Edgard Blucher LTDA,  2000.