GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Em 23/12/11 00:02.

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico

Ementa

Perceptivas de gestão e organização do trabalho pedagógico: concepções e práticas, democratização de autonomia da escola. Projeto político-pedagógico. Política de formação e profissionalização docente: formação inicial e continuada, plano de cargos e salários.

Básica

·       PARO, Vitor Henrique. A natureza do trabalho pedagógico. In. Gestão democrática da escola publica. 3.ed. São Paulo: Ática, 2003. (Educação em Ação)

·       OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In. OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

·       VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In.VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. (Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico).

·       OLIVEIRA, João Ferreira, FONSECA, Marilia, TOSCHI, Mirza Seabra. Escolas gerenciadas: diretividade, burocratização e controle do trabalho escolar. In. FONSECA, Marília; TOSCHI, Mirza Seabra e OLIVEIRA, João Ferreira (orgs.) Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.

·       LIBÂNEO, J.C., OLIVEIRA, J.F.de, TOSCHI, Mirza Seabra. O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática. In. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação).

Complementar

·       BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Força de Trabalho. In. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

·       CATTANI, Antonio David (org.) Trabalho e tecnologia: dicionário crítico. Petrópolis: Vozes, 2000.