POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Em 23/12/11 00:02.

Políticas Educacionais

Ementa

A relação Estado e políticas educacionais. Os desdobramentos da política educacional no Brasil pós-64. As políticas de regulação e gestão da educação brasileira e a (re)democratização da sociedade brasileira. Os movimentos de diversificação. Diferenciação e avaliação da educação nacional. Legislação educacional atual. A regulamentação do sistema educativo goiano e as perspectivas para a escola pública em Goiás.

 

Bibliografia

Básica

·       AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000. p.93-115. 

·       AZEVEDO, Janete Lins. A educação como política pública. 2 ed.  Ampl. Campinas: Autores Associados, 2001. Coleção Polêmica do Nosso Tempo.

·       BORDIGNON, G. GRACINDO, R. V. Gestão da Educação: o município e a escola.In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. pp.147-176.

·       BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, 7º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial, Brasília, de 26 dez.1996.

·       BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394 de 24 de dezembro de 1996.

·       CURY, C.R.J. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

·       _____. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

·       DOURADO, Luiz F.; PARO, Vitor H. (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

·       LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

·       PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001. (pp.83-105)

·       OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, Theresa (orgs.). Organização do ensino no Brasil.  São Paulo: Xamã, 2002.

·       OLIVEIRA, Dalila A. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A. (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. pp.13-35.

·       TOSCHI, M. S.; FALEIRO, M. de O. A LDB do Estado de Goiás – Lei n. 26/98. Goiânia: Alternativa, 2001.

 

Complementar

·       FREITAS, Helena C.L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação & Sociedade – v. 24, n. 85, dez. 2003. São Paulo: Cortez, CEDES, 2003. pp. 1095-1124.

·       WEBER, Silke. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade – v. 24, n. 85, dez. 2003. São Paulo: Cortez, C