prêmio MIT Technology

Professor do IQ ganha prêmio da revista MIT Technology Review

Em 01/05/14 11:06. Atualizada em 04/03/15 09:24.

Versão brasileira do prêmio que revelou o fundador do Facebook destaca pessoas com menos de 35 anos que possuem projetos de grande inovação. Pesquisa de Wendell Coltro propõe tecnologia de baixo custo para realização de exames tais como sangue e urina.

O professor da Universidade Federal de Goiás, Wendell Coltro, 34 anos, é um dos ganhadores da versão brasileira do Prêmio MIT Technology Review que revela inovadores com menos de 35 anos de idade. O prêmio, que tem versões em diversos países e também uma premiação internacional, nos EUA, revelou grandes nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Sergey Brin, do Google (informações: Folha de São Paulo). Wendell Coltro, do Instituto de Química da UFG, inventou uma tecnologia de baixo custo para fabricar dispositivos para uso em análises microfluídicas (como sangue e urina) a partir de papel e toner de impressora.

Os dez ganhadores receberão o prêmio em cerimônia no dia 13 de maio, no Rio de Janeiro, e serão automaticamente indicados para participarem do Prêmio Inovadores com menos de 35 anos Globais, realizado em Boston (Cambridge, câmpus do MIT), que reconhece anualmente os 35 inovadores mais talentosos entre centenas de candidatos de todo o mundo.

O nome e os projetos dos dez ganhadores serão publicados na edição em português da MIT Technology Review. Os premiados ainda apresentarão seus projetos para os líderes da comunidade de empreendedores do País na cerimônia de premiação. Durante o evento, dois prêmios especiais serão entregues para os dois perfis de maior destaque entre os dez ganhadores: Inovador do Ano e Inovador Social.

Confira também:

- reportagem completa sobre a pesquisa do professor publicada pela MIT Techonology Review

- matéria da Folha de São Paulo sobre a premiação

- matéria do Jornal UFG (páginas 8 e 9) publicada na edição de março de 2010 sobre as pesquisas coordenadas pelo professor na UFG

Fonte : Ascom UFG