FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO

On 12/23/11 00:02 .

Fundamentos Filosóficos e Sócio-histórico da Educação

Ementa

A educação como processo social. A educação brasileira na experiência histórica do ocidente. A ideologia liberal e os princípios da educação pública. Sociedade, cultura e educação no Brasil: os movimentos educacionais e a luta pelo ensino público no Brasil, a relação entre a esfera pública no campo da educação e os movimentos da educação popular.

 

Bibliografia

Básica

·       ALVEZ, N. (Org.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.

·       ARROYO, M. G. Educação e exclusão da cidadania. In BUFFA, E., ARROYO, M. & BRANDÃO, C. (Org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

·       BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1995.

·       CORREIA, W. Ética e cidadania: para que? para quem? Ensino em Re-vista. Uberlândia: EDUFU, 10(1):27-46, jul.2001-jul.2002.

·       CORREIA, W. & FONSECA, S. G. Currículo e produção de identidades: ética como saber escolar. Educação & Filosofia. Uberlândia: EDUFU, v. 17, n. 34, jul.-dez. 2003.

·       COVRE, M. de L. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1993.

·       DUARTE, N. Vigotski e o ‘aprender a aprender’: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

·       DURKHEIM, É. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

·       FÁVERO, O (Org.). A educação nas constituições brasileiras (1883-1988). Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

·       FONZAR, J. Pequena história da educação brasileira. Curitiba: Scientia et labor; Folha de Rosto, 1989.

·       FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

·       FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

·       FREITAG, B. O indivíduo em formação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

·       GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

·       GALLO. S. O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica. In KOHAN, W. O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: 2004, p. 207-216.

·       GALLO, S. Filosofia, educação e cidadania. In PEIXOTO, A. J. Filosofia, educação e cidadania (Org.). 2. ed. Campinas: Alínea, 2004, p. 133-153.

·       GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

·       GUIMARÃES, V. S. Formação docente: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.

·       KANT, I. Sobre a pedagogia. Trad. F. C. Fontanella. Piracicaba: Ed. da UNIMEP, 2002.

·       LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

·       LOPES, E. M. T. e outros (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

·       LOPES, E. M. T. O ensino público e suas origens. São Paulo: ANDE, n. 5, 1982.

·       MEKSENAS, P. Sociedade, filosofia e educação. São Paulo: Loyola, 1994.

·       RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar: que prática é essa? Campinas: Autores Associados, 2001.

·       ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil (1930-1973). 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

·       ROSSET, C. O princípio de crueldade. Trad. J. T. Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

·       SANT’ ANNA, A. R. O que aprendemos até agora?: constatações de fim de século. São Luís: EDFMA, 1994.

·       SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. 5. ed. Lisboa: Livros Horizontes, 2003.

·       TARDIF, M. & RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade. Campinas, SP: CEDES, ano XXI, n. 73, dez. 2000.

 

Complementar

·       ARMIJOS PALÁCIOS, G. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.

·       NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 7. ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 31-80.

·       ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

·       BUFFA, E. Educação e cidadania burguesas. In BUFFA, E., ARROYO, M. & NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 7. ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 11-30.

·       CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.

·       CHAUÍ, M. O que é ideologia. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001.

·       CORREIA, W. Piaget: que diabo de autonomia é essa? Revista Currículo Sem Fronteiras, v. 3, n. 2, jul./dez. 2003, p. 126-145, versão disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss2articles/correia.pdf.

·       CUNHA, L. A. & GÓES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

·       CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.