imagem dia do químico

Palestra em comemoração ao Dia do Químico

: ANFITEATRO DO IQ - BLOCO 1

: 18 de Junho 2018 às 13:00

O Instituto de Química convida a todos para participarem da "Palestra em comemoração ao Dia do Químico".

Tema: "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PORTÁTEIS E DESCARTÁVEIS PARA APLICAÇÕES NAS ÁREAS CLÍNICA E FORENSE"

Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro
Instituto de Química da UFG

Data: 18/06/2018

Horário: 13:00 h

imagem dia do químico

Na palestra o prof. Wendell apresentará as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizadas no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do Instituto de Química da UFG, o qual contará com novas instalações a partir de julho/2018.

A microfluídica pode ser definida como o manuseio de fluidos em canais fabricados com dimensões micrométricas. Atualmente, essa ferramenta é uma das tendências instrumentais nas mais diferentes áreas do conhecimento, contribuindo de forma significativa para estudos multidisciplinares. Nos últimos anos, o Laboratório de Microfluídica e Eletroforese tem desenvolvido uma série de plataformas simples e de baixo custo para aplicações nas áreas clínicas e forense. Na palestra serão apresentados exemplos de dispositivos para eletroforese, sensores eletroquímicos, sensores colorimétricos bem como kits para diagnósticos rápidos no ponto de necessidade sem uso de equipamentos convencionais.

Haverá lista de frequência e o certificado será elaborado na Coordenadoria de Graduação do IQ,  ficando à disposição da pessoa que assistiu ao seminário.

Ainda como parte das comemorações do DIA do QUÍMICO, os estudantes do IQ realizarão a Semana da Química nos dias  27-29 de junho com o tema  QUÍMICA:  DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE.