A profissional da foto é a química industrial, Ana Luísa Moreira, 27 anos. Ela é formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e se especializou em Processos de Fabricação (REDEMAT). Atuou na área da pesquisa como aluna de Iniciação Científica e posteriormente como Mestranda.

Conselho Federal de Química (CFQ) lança campanha para valorizar profissionais

Em 19/02/20 09:48. Atualizada em 19/02/20 09:59.

Projeto vai destacar o trabalho da categoria na garantia da qualidade dos produtos e serviços que a sociedade consome diariamente.

O Conselho Federal de Química (CFQ) iniciou a campanha #SouQuímico #SouQuímica para valorizar o trabalho dos profissionais da Química em todo o país e mostrar como essa atuação é indispensável para garantir a qualidade dos produtos e serviços que a sociedade consome diariamente.

Esses profissionais atuam, por exemplo, no segmento de medicamentos, combustíveis, agricultura e na preservação do meio ambiente (com produtos que reduzem ou eliminam substâncias nocivas). Além disso, a qualidade da água e dos alimentos consumidos pelas pessoas também dependem do trabalho do químico.

Eles são também responsáveis por processos inovadores que permitem, por exemplo, o reuso da água, a criação de produtos biodegradáveis e redução de emissão de gases poluidores. As inovações aprimoram o processo industrial, diminuem o uso de recursos naturais e gastos de energia.

Onde a campanha está?

No Facebook, foi lançada uma "máscara" que o profissional da Química pode usar na foto de perfil.

Os posts no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn mostrarão as várias áreas de atuação da Química. Quem quiser contar a história profissional poderá usar as hashtags #SouQuímico e #SouQuímica.

Em defesa dos profissionais

A campanha #SouQuímico #SouQuímica é mais uma iniciativa do CFQ em defesa dos profissionais da Química. Em 2019, o Conselho se posicionou fortemente contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 108/2019), que prevê a não obrigatoriedade de profissionais se inscreverem em seus respectivos órgãos de classe.

Da forma como foi apresentada, a PEC 108/2019 causaria enormes danos à sociedade. Consumidores e empresas passariam a ficar expostos a riscos significativos para vida, saúde, segurança e até ordem social.

Sobre o CFQ

O Conselho Federal de Química (CFQ) existe desde 1956, e, atualmente, junto com os 21 Conselhos Regionais de Química, representa mais de 230 mil profissionais e empresas em todo o país. Um dos desafios do CFQ é popularizar a Química e mostrar que essa é uma área do conhecimento e da economia fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

Fonte: Comunicação Social do Conselho Federal de Química (CFQ)

Categorias: NOTÍCIAS

URL relacionada: http://cfq.org.br/