PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1

Em 23/12/11 00:02.

Psicologia da Educação 1

Ementa

Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos. A relação Psicologia e Educação. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

Básica

·       ANTUNES, M.A.M. A psicologia na educação: : algumas considerações. Cadernos USP, São Paulo, p. 97-112, 1991.

·       Bettelheim, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

·       BITTAR. Mona e GEBRIN, Virgínia S. O papel da psicologia da educação na formação de professores. Goiânia: Educativa, v. 2, p.7-12,  jan./dez. 1999

·       BOCK, Ana M, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

·       D’ANDREA, Flávio F. Desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Difel, 1984

·       GOULART, Iris B. Psicologia da educação. Petrópolis: Vozes, 1987.

·       JAPIASSU, Hilton. Introdução à epistemologia da psicologia. São Paulo: Scipione, 1997.

·       KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1992.

·       LOUREIRO, Marcos C. da silva. Psicologia escolar: mera aplicação de diferentes psicologias à educação? In: PATTO, Maria H. (org.) Introdução à psicologia escolar. 3ª ed. São Paulo:Casa do psicólogo, 1997.

·       MATTOS, Maria Amélia. Análise de contingências no aprender e no ensinar. In: ALENCAR, Eunice Soriano de. (org.). Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992.

Complementar

·       FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico /O mal-estar da civilização/ Novas lições de psicanálise In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

·       SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Edunp, 1970.

·       _____________ . Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974

·       MIZUKAMI, Maria G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

·        RAMOS, Graciliano. Infância. Mestres da Literatura Contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1995.

·       ROUDINESCO, Elizabeth. Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

·       MIRANDA, Marília G. de O processo de socialização da criança na escola. In: LANE, Silvia. Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1984.

·        __________________ . Psicologia do desenvolvimento. A construção do homem como ser individual. Goiânia: Educativa, v.2, p. 45-62, jan./dez. 1999.