PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1
Psicologia da Educação 1
Ementa
Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos. A relação Psicologia e Educação. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.
Bibliografia
Básica
· ANTUNES, M.A.M. A psicologia na educação: : algumas considerações. Cadernos USP, São Paulo, p. 97-112, 1991.
· Bettelheim, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
· BITTAR. Mona e GEBRIN, Virgínia S. O papel da psicologia da educação na formação de professores. Goiânia: Educativa, v. 2, p.7-12, jan./dez. 1999
· BOCK, Ana M, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.
· D’ANDREA, Flávio F. Desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Difel, 1984
· GOULART, Iris B. Psicologia da educação. Petrópolis: Vozes, 1987.
· JAPIASSU, Hilton. Introdução à epistemologia da psicologia. São Paulo: Scipione, 1997.
· KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1992.
· LOUREIRO, Marcos C. da silva. Psicologia escolar: mera aplicação de diferentes psicologias à educação? In: PATTO, Maria H. (org.) Introdução à psicologia escolar. 3ª ed. São Paulo:Casa do psicólogo, 1997.
· MATTOS, Maria Amélia. Análise de contingências no aprender e no ensinar. In: ALENCAR, Eunice Soriano de. (org.). Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992.
Complementar
· FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico /O mal-estar da civilização/ Novas lições de psicanálise In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
· SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Edunp, 1970.
· _____________ . Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix, 1974
· MIZUKAMI, Maria G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
· RAMOS, Graciliano. Infância. Mestres da Literatura Contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1995.
· ROUDINESCO, Elizabeth. Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
· MIRANDA, Marília G. de O processo de socialização da criança na escola. In: LANE, Silvia. Psicologia Social: o homem
· __________________ . Psicologia do desenvolvimento. A construção do homem como ser individual. Goiânia: Educativa, v.2, p. 45-62, jan./dez. 1999.