PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2

Em 23/12/11 00:02.

Psicologia da Educação 2

Ementa

Abordagens teóricas: psicologia genética de Piaget, psicologia sócio-histórica de Vygotsky e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

Básica

·       ALENCAR, E.S. (org) Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo, Cortez, 1992.

·       CARRAHER, T. N. Aprender pensando. Petrópolis, Vozes, 1990.

·       CÓRIA-SABINI, M.A. Psicologia aplicada à educação. São Paulo, EPU, 1986.

·       COUTINHO, M.T.C. e MOREIRA, M. Psicologia da Educação. Belo Horizonte, Ed. Lê, 1998.

·       OLIVEIRA, M.K. Vygotsky. São Paulo, Scipione, 1995.

·       PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.

·       __________. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.

·       RAPPAPORT, C.R., FIORI, W.R. e DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo, EPU, 1981. 4.v.

·       VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Marins Fontes, 1992.

·       _______________. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

Complementar

·       COLL, C., PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e educação. V. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

·       LURIA, A.R. Curso de Psicologia geral. Rio de Janeiro, Bertrand Editora, 1994.