PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2
Psicologia da Educação 2
Ementa
Abordagens teóricas: psicologia genética de Piaget, psicologia sócio-histórica de Vygotsky e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.
Bibliografia
Básica
· ALENCAR, E.S. (org) Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo, Cortez, 1992.
· CARRAHER, T. N. Aprender pensando. Petrópolis, Vozes, 1990.
· CÓRIA-SABINI, M.A. Psicologia aplicada à educação. São Paulo, EPU, 1986.
· COUTINHO, M.T.C. e MOREIRA, M. Psicologia da Educação. Belo Horizonte, Ed. Lê, 1998.
· OLIVEIRA, M.K. Vygotsky. São Paulo, Scipione, 1995.
· PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.
· __________. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.
· RAPPAPORT, C.R., FIORI, W.R. e DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento. São Paulo, EPU, 1981. 4.v.
· VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Marins Fontes, 1992.
· _______________. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
Complementar
· COLL, C., PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e educação. V. 1. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
· LURIA, A.R. Curso de Psicologia geral. Rio de Janeiro, Bertrand Editora, 1994.