Palestra “Em Direção à Terra Desconhecida dos Núcleos Exóticos”
Palestra será ministrada pela Dra. Alinka Lépine-Szily, professora titular do departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP e, uma das pioneiras no campo da Física Nuclear no Brasil. Além de Membra fundadora da Sociedade Brasileira de Física e uma das responsáveis pelas políticas para equidade de gênero da The International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP).
A palestra abordará o estudo de reações envolvendo núcleos exóticos, que se constitui como um dos temas de fronteira em Física Nuclear. O advento dos aceleradores teve enorme impacto e abriu novos campos de pesquisa, onde os modelos nucleares podem ser testados em condições extremas de isospin, energia de ligação e densidades anômalas como halo nuclear. Além da repercussão para a pesquisa básica em Física Nuclear, o uso de feixes radioativos tem fortes implicações em Astrofísica Nuclear. Com a instalação do sistema de duplo solenóide supercondutor RIBRAS no Laboratório Pelletron da USP, o país conta a única facilidade experimental do Hemisfério Sul, capaz de produzir feixes de núcleos radioativos leves como 6He e 8B e o coloca em papel de destaque, tendo a pesquisadora participação ativa tanto em sua aquisição como implementação.
Esta palestra encerrará o ciclo de eventos 2020 do projeto de pesquisa e extensão “Meninas do Radium” do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e ocorrerá no dia 16 de dezembro de 2020 às 18h no canal do YouTube “Meninas do Radium”. Inscrições para certificados podem ser feitas através do link: http://ced.im.ufrrj.br . Dúvidas: projetoleferce@gmail.com