Programa Residência Pedagógica (RP) - Química Licenciatura

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Objetivos

1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  4. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Como funciona

• Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PRP serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.
  • O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da residência pedagógica.
  • O PRP será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

1. Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$700,00 (setecentos reais);
  2. Coordenador Institucional: para o docente da IES, responsável pela execução do projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais);
  3. Docente Orientador: para docente da IES responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes de seu núcleo de residência pedagógica, no valor R$2.000,00 (dois mil reais);
  4. Preceptor: para professor da escola de educação básica responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo, no valor R$1.100,00 (um mil e cem reais);

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

Residência Pedagógica do Curso de Química Licenciatura do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás

Subprojeto de Química Edital RP 2022

Início da Vigência:01/11/2022

Término da Vigência:30/04/2024

Coordenadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Objetivos:

• Fortalecer os vínculos e interações entre universidade e escola a partir do estabelecimento de relações epistêmicas e pedagógicas entre licenciandos de química e professores de química em atuação na educação básica.
  • Planejar e efetivar as ações didáticas considerando as relações teoria-prática no viés da práxis tendo o processo educacional como importante elemento de transformação das realidades em foco.
  • Promover a reflexão coletiva entre licenciandos e professores em exercício sobre a identidade formativa e identidade profissional no sentido de contribuir para o reconhecimento do “ser professor(a) de química” no atual contexto da educação brasileira.
  • Contribuir na formação continuada de professores de química a partir do estabelecimento de discussões teóricas que versem sobre a abordagem química dos conceitos científicos.
  • Articular, nas ações da RP/química UFG, conhecimentos das tecnologias educacionais aos conhecimentos químicos em um movimento de planejamento e desenvolvimento de intervenções didáticas.
  • Propiciar aos envolvidos no programa a compreensão pedagógica do papel da química na discussão socioambiental para além das ideias de conservadorismo e pragmatismo, mas mobilizando ações de caráter crítico tendo a Educação Ambiental como articuladora do debate social a partir dos conhecimentos químicos.
  • Fomentar discussões e ações que levem em conta o papel da química como possibilidade de alfabetização científica no âmbito escolar.
  • Possibilitar a estruturação de intervenções pedagógicas que estabeleçam relações entre os conceitos químicos e o contexto social enfatizando a contextualização como estratégia metodológica para o ensino de química.
  • Produzir materiais didáticos de caráter teórico e experimental que dialoguem com os níveis do conhecimento químico (teórico, fenomenológico e representacional).
  • Promover, a partir das experiências vivenciadas, a compreensão da pesquisa como elemento articulador dos saberes e de socialização das ações considerando o envolvimento de todos os agentes envolvidos no programa RP/química.
  • Incentivar a participação de licenciandos e professores de química da educação básica em eventos científicos regionais e nacionais voltados para a área da química para socializar as ações desenvolvidas em ambiente escolar.

Escolas participantes do Projeto Residência Pedagógica Química/UFG 2022-2024

COORDENADORA DE ÁREA