Internacionalização

Profa. Dra. Tatiana Duque Martins Ertner de Almeida

Profa. Dra. Inti Doraci Cavalcante Montaño

Profa. Dra. Caridad Noda Perez

A comissão de internacionalização do IQ existe desde 2021 com o objetivo de promover atividades de pesquisa, ensino e extensão que comtemplem o plano de internacionalização da UFG. Ela está inserida nas ações de internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais da UFG (SRI) e se relaciona diretamente com a secretaria.

A comissão trabalha em torno do incentivo inicial de engajar a comunidade, discentes, docentes e servidores no processo de internacionalização, que deve ser entendido como um processo que se baseia na pró-atividade de todos!

Para facilitar o processo, a comissão tem promovido ações em diferentes eixos da pesquisa, ensino e extensão.

Uma das ações inovadoras é a iniciativa que torna o interesse na internacionalização como atividade de extensão e que pode ser executada por discentes e docentes no âmbito da curricularização da extensão. Com essa ação, o intuito é promover o engajamento de todos, para que ações mais robustas ganhem forma e vida e o habilitem a expressão internacional marcante do IQ.

O que a comissão busca é o envolvimento de todos porque,  com o tempo, desenvolveremos o hábito de pensar o IQ internacionalmente e colaborarmos, todos, para isso!

AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO PROMOVIDAS PELA COMISSÃO:

ENSINO – O IQ oferece disciplinas de graduação e pós-graduação em língua estrangeira e com qualidade de informação

DISCIPLINAS ATUAIS:

•  NL: INQ0321 - Fundamentals Of Industrial Property
  • Epistemología de la Ciéncia
  • Química General
  • Chemical Equilibrium and Kinetics
  • Advanced Thermodynamics
  • Patent Drafting and Search
  • IP Panorama

O IQ também criou uma disciplina na UFG DOUTORAL, chamada Trends in Science and Technology, com oferta anual (sempre em Abril).

Ela é ministrada em língua inglesa é traz para o convívio dos pós-graduandos e docentes, pesquisadores renomados de todas as áreas do conhecimento, numa forma de trazer o debate sobre ciência up-to-date com experts inspiradores.

EXTENSÃO – O IQ criou um programa de extensão para que todas as ações promovidas por docentes, discentes e TAEs sejam também passíveis de contemplar a extensão curricular, além de engajar a todos nos eventos, processos e pesquisas que envolvam parcerias internacionais. Para aqueles que desejem ter suas ações de extensão curriculares executadas no âmbito da internacionalização, a comissão criou um projeto de extensão em que essas atividades podem ser vinculadas:

Projeto de Extensão para Internacionalização do IQ - PJ159-2022

Metodologias cadastradas para Ações:

1- Webinar com convidados (recrutados por professores)

2- housing (acompanhamento de visitantes).

Ex. Promover palestras a plateias especificas, visitas a instalações UFG e parceiros, encontros de trocas científicas (discentes envolvidos)

3- Arena IQ : espaço de divulgação internacional do IQ.

Ex. Palestras curtas sobre o IQ ou assuntos de aulas, em língua estrangeira ou português, todos com divulgação internacional, nos parceiros SRI.

4-  Apresentações de TCC  e relatórios de estágios com transmissão divulgada internacionalmente.

5- disciplinas básicas ofertadas em língua estrangeira para UFG e parceiras internacionais (ofertas possíveis com SRI)

PESQUISA- em atuação próxima À SRI para auxiliar os processos de cooperação para pesquisa e ensino do IQ com parceiros estrangeiros.

A Comissão de internacionalização do IQ também dá suporte para docentes na formalização de cooperações internacionais, no âmbito da atuação da Secretaria de Relações internacionais da UFG. Para saber dos convênios já existentes mais informações, consulte: https://sri.ufg.br

A comissão também auxilia os estudantes que têm interesse em intercâmbios, no Âmbito dos convênios da SRI. Para mais consulte o guia disponível em : https://sri.ufg.br/p/3822-orientacoes-para-intercambio-internacional

E também está disponível para auxiliar na recepção de alunos e docentes estrangeiros.