Aluno Lucas castro

Estudante do IQ/ UFG é premiado pelo CNPq

Em 15/07/21 10:00. Atualizada em 15/07/21 10:00.

Lucas de Castro é o primeiro estudante da UFG a receber o Prêmio Destaque na Iniciação Tecnológica

Márcia Regina Araújo (PRPI)

O estudante Lucas Ferreira de Castro, do curso de Química da UFG, orientado pelo professor Wendell Tomazelli Coltro, conquistou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia. 

É a primeira vez que um bolsista de iniciação científica ou tecnológica da UFG recebe a honraria. Para a seleção, foram considerados aspectos como relevância e qualidade do relatório final do estudante, originalidade, inovação e aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos, entre outros critérios. Lucas Castro participou do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP) da UFG.

Ele conquistou o prêmio com o trabalho “Fabricação de imunossensores feitos de papel e grafite modificado com quitosana para detecção eletroquímica de biomarcadores de Dengue e Zika”. Lucas desenvolveu um biossensor eletroquímico de baixo custo para diagnóstico de Dengue e Zika vírus.

O plano de trabalho desenvolvido pelo estudante faz parte do projeto “Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para aplicações analíticas e bioanalíticas”, coordenado pelo professor Wendell, financiado pelo CNPq e apoiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio).

Com o prêmio, Lucas terá direito a: quantia no valor bruto de R$ 7 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado. Também estava prevista passagem aérea e hospedagem para participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2021, mas o evento vai ocorrer de forma virtual. 

De acordo com a diretora de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI), Rejane Faria Ribeiro-Rotta, a premiação reflete o esforço que a UFG tem feito para fortalecer o seu Programa de Iniciação à Pesquisa. " O PIP, um Programa que qualifica a formação do estudante, também favorece o desenvolvimento de um conjunto de habilidades para a resolução de questões complexas, espírito crítico, de organização; trabalhar a escrita científica e a verbalização das ideias, desenvolvimento e gerenciamento de projetos, fortalecimento de princípios éticos e profissionais, a capacidade de pensamento abstrato, a formação de redes para a troca de experiências. E esse conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas, quando encontra pesquisadores que investem, abrindo espaço para esses estudantes dentro de seus importantes projetos, principalmente aqueles que vão direto para a resolução de problemas do seio da sociedade, resulta nesse reconhecimento que nós obtivemos, por parte do ecossistema de ciência e tecnologia nacional", explicou.

A entrega do prêmio, que está em sua 18ª edição, está prevista para ocorrer, de forma virtual, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para a Ciência (SBPC), no dia 21 de julho de 2021, às 14h. O link da cerimônia será divulgado em breve.

Lucas Castro
Lucas de Castro – Estudante premiado

 

Lucas de Castro concluiu, neste semestre, o bacharelado em Química com atribuições tecnológicas pela UFG. Desenvolveu projetos no Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG por três anos no Grupo de Microfluídica e Eletroforese do IQ/UFG sob orientação do professor Wendell Coltro. Atualmente, é estagiário no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em microfabricação, microfluídica, sala limpa, deposição de filmes finos, corrosão, detecção eletroquímica, detecções colorimétricas, dispositivos vestíveis (Wearable Sensor) e métodos espectrofotométricos. 

Wendel Coltro 2.png
Wendell Coltro - Orientador

 

Wendell Coltro é professor e diretor do Instituto de Química da UFG. Bacharel em Química (2001) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências com ênfase em química analítica pela Universidade de São Paulo (USP), este último com período sanduíche (2006) na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Também realizou estágio de pós-doutoramento (2008-2009) na USP. Tem experiência na área de química analítica, com ênfase em instrumentação analítica, microfabricação, microfluídica, eletroforese, detecção eletroquímica e química forense. Em 2010, recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2009. Em 2014, foi selecionado entre os Inovadores com menos de 35 anos, pelo MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Em 2015, recebeu o Prêmio Química Nova para Jovens Autores, concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Em 2016, recebeu o III Prêmio de Popularização da Ciência, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Noticias