Prêmio Consuni 2020 é entregue a destaques da comunidade universitária

Em 04/10/21 09:56. Atualizada em 04/10/21 10:12.

Cinco pesquisas/projetos do IQ foram premiados

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG) realizou nesta quinta-feira (30/9) uma sessão especial para a entrega do Certificado de Reconhecimento Consuni (Prêmio Consuni 2020), solenidade em reconhecimento a estudantes, professores e técnicos-administrativos que se destacaram em ações voltadas a ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte, inovação tecnológica e eficiência em práticas de gestão administrativa. Em 2020, a premiação deixou de ser ocorrer devido à pandemia da covid-19. Por isso, foi realizada de modo híbrida, contando com participações presenciais no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, e com transmissão pelo canal do YouTube UFG Oficial.

Compuseram a mesa diretiva a pró-reitora de Graduação (Prograd), Jaqueline Araujo; o pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG), Laerte Guimarães; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI), Jesiel Freitas Carvalho; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Lucilene Maria de Sousa; o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Propessoas), Everton Wirbitzki da Silveira; e a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Pra), Maísa Miralva da Silva. Também estiveram presentes, o reitor da UFG, Edward Madureira. A vice-reitora, Sandramara Matias, que fez o discurso de abertura, afirmou que o evento faz parte das iniciativas para o retorno gradativo das atividades presenciais da UFG.

Durante fala, o reitor Edward Madureira revelou que a decisão de fazer a cerimônia de forma híbrida foi tomada cerca de duas semanas antes de sua realização. Além disso, aproveitou o momento para destacar que o retorno presencial não significa uma retomada dos estudos e do trabalho, pois essas atividades nunca pararam, sendo prova disso, as premiações do Conselho Universitário.

INDICAÇÕES DO INSTITUTO DE QUÍMICA

De autoria de Gustavo Siqueira Duarte, Marilene Barcelos Moreira, Gustavo Augusto Assis Faustino, Juvan Pereira da Silva e Anna Maria Canavarro Benite, o projeto "Estudos sobre Alimentação no Ensino de Química: Memórias afrodisíacas", que recebeu o 2º LUGAR do VII Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A segunda indicação do IQ foi o projeto "Olimpíada Goiana de Química", idealizado por Renato Cândido da Silva, já agraciado com o Comenda Colemar Natal e Silva.

premio consuni

O terceiro projeto do IQ a ser indicado foi o "Certificado de Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017" de autoria de Nelson Roberto Antoniosi Filho e Maria Inês Leles Gonçalves, que foi concedido ao Laboratório de Métodos de Extração e Separação.

A quarta indicação se destinou ao "Desenvolvimento de testes rápidos para diagnóstico de COVID-19", de Kézia Gomes de Oliveira, Paulo Felipe Neves Estrela, Geovana de Melo Mendes, Márcio Neres de Souza Junior, Livia do Carmo Silva, Carlos Abelardo dos Santos, Elisângela de Paula Silveira Lacerda e Gabriela Rodrigues Mendes Duarte que também receberam a Comenda Professor Colemar Natal e Silva.

O quinto e último projeto do IQ a receber a indicação foi o "Avanço dos materiais para excelência global" de Tatiana Duque Martins que recebeu o prêmio Fellow of International Association of Advanced Materials.

Professoras do IQ/UFG-Gabriela Duarte e Tatiana Duque

Futuro

Edward Madureira fez o encerramento da cerimônia, afirmando que neste ano, o Prêmio Consuni vai ocorrer novamente para homenagear os destaques de 2021. Também foi anunciada a criação de um site interativo para homenagear as vítimas da pandemia da covid-19 que tinham algum vínculo com a UFG, além de um monumento físico com a mesma finalidade.

Fonte: SECOM e Instituto de Química/UFG

Categorias: NOTÍCIA prêmio Consuni