logo investiga menina

Investiga Menina! é selecionado na 2ª Chamada Garotas STEM

On 03/22/22 15:28 . Updated at 03/22/22 15:28 .

Coletivo vai receber até R$ 15 mil para desenvolver atividades científicas e tecnológicas 

Na sexta-feira (18/3), a Fundação Carlos Chagas, o British Council e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram os 30 projetos selecionados para receber apoio técnico e financeiro na 2ª Chamada Garotas STEM: Formando futuras cientistas. O programa busca incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico com maior equidade de gênero e, para tanto, apoia projetos que fomentem a participação e a formação de garotas nas áreas de ciências exatas e naturais, engenharias e computação. 

Os projetos contemplados neste edital estão em curso há pelo menos dois anos em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais, tendo como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas brasileiras. Um dos projetos contemplados é o Investiga Menina!, que incentiva estudantes negras a escolherem carreiras nas ciências exatas, e é realizado pelo Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI), do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG).

Cada projeto receberá até R$ 15 mil para desenvolvimento de suas atividades e as lideranças envolvidas participarão de treinamento em ensino de ciências e suas interlocuções com as temáticas de gênero e raça. O treinamento será ministrado pelo STEM Education Hub, parceria entre o British Council e o King’s College London, e tem o objetivo de incentivar a educação transformadora em relação a gênero e a difusão das ciências e a difusão das ciências. 

Confira os projetos selecionados

  • A Matemática do Cotidiano: com as Meninas Desenvolvendo o Conhecimento Empírico Etnomatemático nas Ciências Exatas
    Maria Edina de Oliveira Silva
  • Áreas das Ciências Exatas como opção profissional feminina – Meninas na Química
    Laboratório Didático de Química/Instituto de Química/Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Conexão Científica
    Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF / Subsecretaria de Educação Básica – SUBEB / Unidade de Gestão Articuladora da Educação Básica – UNIGAEB /Diretoria de Serviços e Apoio à Aprendizagem – DISPRE / Gerência de Programas e Projetos Transversais – GPROJ (SEEDF/SUBEB/UNIGAEB/DISPRE/GPROJ)
  • De olho na Química
    Colegiado de Licenciatura em Química – UNIVASF
  • Elas na Iniciação Científica
    IEEE Women In Engineering (WIE) UNESP Guaratinguetá
  • Futuras pesquisadoras na microbiologia: vivenciando a diversidade dos microrganismos
    Laboratório de Microbiologia, Patologia e Biotecnologia da UEMA (MIPABIO)
  • Garotas 4.0 – Conexão para Mudar o Mundo
    Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Gurias nas Exatas: Das Estações Meteorológicas à Iniciação Científica
    Programa de Extensão do Instituto de Física da UFRGS Meninas na Ciência
  • Hackaton Meninas Normalistas nas Exatas
    Museu Ciência e Vida / Fundação Cecierj
  • INCLUDE GURIAS: empoderando meninas para trabalhar com pensamento computacional
    Fabrícia Damando Santos (UERGS)
  • Investiga menina!
    COLETIVO CIATA- Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão – Universidade Federal de Goiás
  • Irrigador solar automatizado de baixo custo utilizando o microcontrolador Esp-32
    Colégio Estadual José Antônio de Almeida
  • LabioPLANTE – Laboratório de Educação Socioambiental
    Coletivo Plante com Ciências
  • Manas Digitais
    Manas Digitais
  • Meninas Baianas na Ciência
    Fiocruz Bahia
  • Meninas Cientistas da Maré
    Instituto Arte no Dique/ UNIFESP – Instituto do Mar
  • Meninas High-Tech
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz
  • Meninas no MAST
    Coordenação de Educação e Popularização da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)
  • Mulheres Negras Fazendo Ciência
    Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) campus Maria da Graça
  • O protagonismo juvenil nas ações sustentáveis do meio ambiente
    Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Distrito Federal (SESI/DF)
  • OruMbya – MulhERES do mundo sócio-cultural-tecnológico
    Casa da Tia Ciata, Observatório do Valongo (UFRJ), UFRGS, UERJ
  • Plante Saberes
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Programa de Pré Iniciação Científica para Meninas
    E.E. Vitor Meireles
  • Projeto Makerspace/Wash Iniciação Científica
    Grupo da Escola Panico
  • Revitalização – Sala de ciências
    EMEB Profa Lyria de Toledo Pasquali
  • Revitalizando a história do Jardim do Instituto de Educação do Amazonas: um olhar sobre a Medicina Cabocla
    Instituto de Educação do Amazonas
  • Rocket Girls: Meninas nas Ciências
    Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina
  • Semeando Ciência: Meninas em Campo!
    Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência (RKA)
  • Sou Mulher, sou Negra, serei de Exatas: 2º Geração
    Conselho Escolar Professor Severino Pessoa de Luna
  • Trilha Tech: Meninas em Foco
    Instituto Catalisador

Fonte: Fundação Carlos Chagas

Categories: Notícias Noticias