O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
capa de notícia

Palestra incentiva pensamento crítico na química

Em 23/08/22 15:05. Atualizada em 23/08/22 15:05.

Professor explica a importância de pensar quimicamente para questionar conceitos

Matéria publicada no Jornal UFG: clique aqui.

Gabriella Paiva

A palestra "O que ensinamos de Química, é Química mesmo?", que aconteceu nesta segunda-feira (22), abordou a necessidade de pensar de maneira crítica e química. Em formato de aula, o conteúdo foi ministrado pelo Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, professor titular do IQ e Coordenador do Laboratório de Educação Química, mediado pelo Instituto de Química da UFG. A transmissão ocorreu pelo canal do Youtube do WebCiência IQ-UFG e continua disponível para acessos posteriores.

O objetivo principal foi ministrar uma fala de provocação, em que Márlon Herbert convida os discentes a pensarem criticamente no porquê e o significado dos conceitos. O professor citou exemplos de matérias trabalhadas de maneira superficial, muitas vezes intangível, o que dificulta a visualização prática da importância da química para a vida.

quimica

A título de exemplo, ele citou o conceito de ácido na química.  Ao todo, são mais de 21 teorias que tratam do assunto, mas nenhuma é considerada como verdade absoluta. O professor explica que estamos acostumados com o conceito de ser ácido quando libera um cátion H+, mas que não refletimos qual o nível de suficiência dessa proposição. 

Márlon Herbert finaliza dizendo que "pensar quimicamente é se perguntar e se questionar", algo que tem sido raro devido à falta de leitura e o uso excessivo de redes sociais. Além disso, as mídias rápidas, como a plataforma TikTok, e a televisão tendem a diminuir o nível de raciocínio, já que entregam conteúdos rápidos e “mastigados”.

Categorias: Notícias Noticias