Banner_-_Sensor_de_lágrima

UFG conquista patente de sensor descartável para medir glicose na lágrima

Em 07/02/23 11:24. Atualizada em 07/02/23 11:26.

Tecnologia de baixo custo foi desenvolvida ao longo de tese de doutorado no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do Instituto de Química (IQ)

Carolina Melo

Pessoas com diabetes têm uma rotina diária de monitoramento da glicose no sangue. Cotidianamente precisam tirar uma pequena quantidade de sangue que utilizam em um aparelho de medidor de glicemia. Para diminuir o desconforto, gerar praticidade e acessibilidade, uma pesquisa da UFG desenvolveu um sensor descartável de medição de glicose pela lágrima. Com a tecnologia, basta encostar o sensor de papel descartável no olho para o paciente já poder acompanhar as taxas de glicose no organismo. A inovação, de baixo custo de mercado, promove conforto ao paciente que não precisa mais furar o dedo para fazer o acompanhamento pela detecção do sangue.

Desenvolvido pela pesquisadora Ellen Flávia Moreira Gabriel ao longo de sua pesquisa de doutorado no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do Instituto de Química (IQ) da UFG, o biossensor colorimétrico, agora, é patenteado pela UFG, e visa atingir o sistema público de Saúde. “Cada sensor custa em torno de dez centavos, então, acreditamos que pode ser um grande benefício para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que tanto o aparelho de medição da glicemia quanto as tiras descartáveis hoje disponíveis no mercado geram um custo alto de investimento”, afirma a pesquisadora. Além disso, a pesquisadora aposta no maior conforto ao paciente diabético. “A maior dificuldade do paciente é ter que furar o dedo várias vezes ao dia para fazer o monitoramento. E com a pesquisa identificamos a correlação direta entre a glicose do sangue com a glicose da lágrima”, afirma.

gráfico sensor lágrima 1

Assim como explica a pesquisadora, o sensor de papel colorimétrico “funciona basicamente como os sensores de gravidez portátil, e, no caso, pode dar uma resposta positiva ou negativa, mas também quantitativa”. Ao longo da pesquisa de doutorado, o desafio de Ellen foi criar a tecnologia de baixo custo para a construção do sensor, com sensibilidade adequada para medição da glicose. “A ideia geral era criar o aparato baseado em papel. Mas a tecnologia até então disponível, a litografia, era cara para a gente implementar. Nosso grupo de pesquisa conseguiu avançar no desenvolvimento do sensor e meu estudo encaminhou para alcançar a melhor sensibilidade possível para a detecção da glicose”, conta. O objetivo não é parar por aí, afirma a pesquisadora. “Queremos conquistar outros benefícios. A covid-19 gerou um impacto e há outras doenças, e esse dispositivo pode ser muito bem aplicado em outras relevâncias clínicas”.

Patente

Além do sensor para detecção de glicose, a pesquisa de Ellen Flávia Moreira, orientada pelo professor do Instituto de Química (IQ) da UFG, Wendell Coltro, conquistou outro produto patenteado pela UFG: o injetor hidrodinâmico alternativo. Trata-se de um instrumento voltado para a área de eletroforese, que é uma técnica utilizada para a separação analítica dos constituintes de amostras como de lágrimas, sangue, água e alimentos, entre outros. “Com o uso do injetor hidrodinâmico, acoplado ao sistema de eletroforese, a gente consegue uma melhor separação dos constituintes, o que melhora a resposta da técnica empregada e essa melhor resposta, aumenta a confiabilidade dos resultados”, afirma a pesquisadora.

injetor hidrodinâmico.png

A inovação do injetor hidrodinâmico alternativo é a substituição do sistema elétrico geralmente utilizado para inserir uma quantidade de amostra nos dispositivos de eletroforese, por uma micropipeta de laboratório. “A corrente elétrica é substituída pela pressão aplicada via micropipeta para a posterior separação dos constituintes. A aplicação de uma pressão nos sistemas eletroforéticos melhora a separação dos picos e a quantificação dos componentes da amostra”, explica Ellen. Os projetos tiveram o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bioanalítica (INCT-Bio).

Saiba Mais

Artigo Científico Biossensor colorimétrico baseado em papel para medições de glicose lacrimal

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIA destaque