Wesson emérito

Técnico do Instituto de Química recebe título de servidor emérito da UFG

Em 19/04/23 16:39. Atualizada em 19/04/23 16:48.

Wesson Guimarães é o 7° servidor emérito da UFG

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

Cuidado, dedicação e profissionalismo acima de tudo.  Embalada por esses adjetivos,  foi realizada a cerimônia de entrega do título de servidor emérito a Wesson Guimarães, nesta terça-feira, 18/4, no auditório do Instituto de Química (IQ). O título é concedido a todos os servidores que se destacam em seu comprometimento e longa trajetória de trabalho na Universidade Federal de Goiás.

UFG_6149.jpg

Lembrando que Wesson Guimarães iniciou sua carreira como servidor do IQ em 1979, com apenas 19 anos, o diretor do IQ, Wendell Coltro, lembrou que o seu comprometimento era visível também no ensino e pesquisa. "Na extensão Wesson atuou inclusive em projetos que trouxeram recursos externos para melhorias no IQ. São 42 anos de atuação que merecem o nosso profundo respeito", afirmou. Wendell Coltro lembrou que a aprovação do nome de Wesson foi unânime no Conselho Diretor do IQ. "Você é o sétimo servidor emérito homenageado na UFG. Esse é o número da perfeição. Parabéns a você, nosso atleticano favorito", brincou ao concluir o discurso o diretor.

UFG_6041.jpg

Paulo Sérgio de Souza, docente do IQ, conta que quando chegou ao Instituto logo percebeu a importância dos técnicos de laboratório e, em especial, do cuidado de Wesson Guimarães. "Eu aprendi com ele os processos meticulodos que deveríamos tomar durante as aulas práticas de Química Analítica. Iniciavamos as aulas às 7h30 e tenho certeza que centenas de alunos saíram dessa universidade melhor formados pelo contato de laboratório com o Wesson", lembrou. Paulo Souza afirmou que o servidor é uma referência dentro do Instituto mesmo depois de aposentado. "Ele deixou para o IQ um histórico e uma vida profissional exímia. Só temos que agradecer", concluiu.

Em seu discurso, Wesson lembrou que praticamente foi criado na UFG, já que seu pai era servidor da Escola de Agronomia. O servidor aposentado lembrou que com a abertura política, no final dos anos 80 foi possível iniciar o trabalho de defesa não só da democracia, mas da defesa das universidades públicas. "Aos poucos eu pude ver o crescimento da Universidade. Infelizmente tempos bons e ruins estão oscilando ao longo dos anos. Fico feliz de hoje estamos vivendo tempos de esperança", lembrou. Wesson agradeceu a parceria de todos os colegas de trabalho e em especial de Nelson Antoniosi, seu orientador de mestrado.

Afirmando que a UFG é a sua segunda casa, Wesson defendeu: "mesmo aposentado, sou servidor do IQ, lembrando que nada é feito sozinho, agradeço a parceria de todos. Um abraço do tamanho da UFG para cada um de vocês", concluiu.

O reitor da UFG, Jesiel Carvalho, destacou que semestralmente o IQ recebe 3.500 estudantes de graduação da área de saúde e ciências agrárias e da terra, o que denota a relevância da unidade acadêmica, que é referência na conquista de reconhecimentos internacionais. Segundo ele, nessas últimas três décadas as universidades passaram por uma mudança física enorme, "contudo nosso maior patrimônio são as pessoas. Entendemos que é a dedicação de pessoas como o Wesson que fazem o Instituto de Química tão grande e respeitado", frisou. Em seu discurso, o vice-reitor defendeu que a discordância faz parte do mecanismo de funcionamento da universidade. "É a partir do debate e das discussões embasadas na ciência e na democracia que vamos avançando para os consensos", finalizou.

UFG_6125.jpg

Biografia
Iniciou sua jornada profissional no Instituto de Química (IQ) da UFG em 1979, participando assim de toda a história dessa
unidade acadêmica até a atualidade, ou seja, é a memória viva do IQ. Possui licenciatura em Ciências - habilitação em Química
pela Universidade Federal de Goiás (1985) e mestrado em Química pela mesma instituição, formação que o qualificou para o seu
trabalho. Entre tantas ações na universidade, sua atuação na Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Servidores Técnicos-Administrativos em Educação, foi bastante significativa, pois proporcionou uma discussão sobre o incentivo a capacitação e qualificação dessa categoria tão importante para todas as instituições de ensino. Com isso, observa-se claramente sua defesa por uma universidade mais qualificada, justa e plural.
Diante de sua vasta experiência profissional se destacou como referência no IQ, enquanto a indagação fosse a Química Analítica. Um servidor exemplar, zeloso e comprometido com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, Wesson Guimarães é um grande companheiro e conselheiro para as horas mais complexas no dia a dia profissional dessa unidade acadêmica

UFG_6080.jpg

Fonte: Secom/UFG