Cecília

Cecília Oliveira é primeira professora emérita do Instituto de Química

Em 12/05/23 09:34. Atualizada em 12/05/23 09:34.

Professora é destaque na área de química orgânica e participou da criação do CRTI na UFG

Kharen Stecca

“A Universidade é compromisso e é também comprometimento”, as palavras da professora Cecília Alves de Oliveira são exemplo dos motivos que levaram o Conselho Diretor do Instituto de Química (IQ)  da Universidade Federal de Goiás a fazer a proposição do Título de Professora Emérita a ela e a aprovação por unanimidade e aclamação pelo Conselho Universitário da UFG. O título foi entregue na tarde do dia 11 de maio, pela Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Também participaram da Mesa Diretiva, o Vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, o Diretor do IQ, Wendell Coltro, a professora do IQ, Patrícia Sartoratto, que discursou sobre a carreira da professora e a também professora do IQ, Lucília Kato que acompanhou a homenageada até a mesa diretiva. 

 

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
A professora Lucília Kato conduziu a homenageada ao palco (Fotos: Carlos Siqueira)

 

O título honorífico de professor(a) emérito(a) é uma distinção concedida a docentes aposentados(as) da UFG que, reconhecidamente, tenham se destacado em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e que tenham contribuído para o progresso da Instituição. Cecília Maria Alves de Oliveira aposentou-se em 2022. Ela foi professora do IQ desde 1991 e ainda continua na gestão da UFG como coordenadora geral do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). Ao longo de sua carreira no Instituto de Química da UFG, teve grande destaque em suas atividades de docência, pesquisa, extensão e gestão. 

 

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
Cecília Oliveira é a primeira professora emérita do Instituto de Química da UFG

 

Patrícia Sartoratto destacou em seu discurso sobre a homenageada, para além de suas qualidades profissionais, sua amizade, alegria e dedicação à instituição. Ela destacou detalhes da carreira da professora que contribuiu de forma efetiva para sua área de estudos em produtos naturais e fitoquímicos. O diretor do IQ, Wendell Coltro, também lembrou sua liderança na área e apoio para trazer eventos importantes da Química para Goiânia, como a reunião anual da Sociedade Brasileira de Química e o Encontro Nacional de Química Analítica. Também ressaltou seu envolvimento na pós-graduação e o destaque de diversos estudantes em importantes cargos na área. O professor entregou uma placa de homenagem da Diretoria por sua dedicação ao IQ.

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
A reitora da UFG presidiu a mesa diretiva do evento

 

Cecília começou agradecendo aos presentes, em especial aos amigos que a prestigiaram e, com muita emoção, agradeceu a homenagem e a indicação do IQ ao título. Dedicou o título aos pais que, segundo ela, sempre acreditaram na educação como forma de melhorar a vida dos filhos. Lembrou sua trajetória desde a graduação na Universidade Federal da Bahia, passando pelo mestrado na Unicamp até o concurso na UFG em 1991. Ela também lembrou do desenvolvimento de suas pesquisas que acredita terem deixado contribuições para a literatura da área. Cecília reconheceu todo o aprendizado promovido pelos trabalhos de gestão e nas redes de pesquisa e ressaltou que a "Universidade é um compromisso e um comprometimento”, destacando que é o que permite a construção de coisas maiores para a instituição. Ela lembrou o privilégio de participar da construção do CRTI e estar à frente de sua coordenação geral.

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
Reitora destacou a importância de uma mulher ser a primeira professora do IQ a receber o título

 

A reitora Angelita Pereira de Lima destacou que Cecília é a primeira professora emérita da unidade e é muito importante que seja uma mulher. Ela afirmou que a professora Cecília, apesar de todo rigor científico, mostra que não se faz ciência se não há bons afetos em nossas relações e enfatizou que a carreira da professora comprova sua competência. Lembrou que a UFG é agora guardiã do acervo da professora: histórico, cultural, científico e afetivo, pois agora ela está marcada na história da universidade com esse título e finalizou lembrando que “quando uma mulher sobe um degrau na sociedade, ela abre espaço para as demais também subirem”.

 

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
Evento ocorreu no dia 11 de maio

 

Trajetória 

Cecília Maria Alves de Oliveira formou-se em Química pela Universidade Federal da Bahia e obteve o título de mestre em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp em 1987. Após o mestrado, atuou como pesquisadora na Companhia de Desenvolvimento Tecnológico – CODETEC. Nesse período também realizou estágio na University of British Columbia – Vancouver, Canadá.

As atividades na UFG tiveram início em 1991. Realizou doutorado-sanduíche em Química na Unicamp-Campinas/Universidade Gottingen-Alemanha. No retorno às atividades na UFG, a partir da experiência adquirida no doutorado nas áreas de química orgânica sintética e química de produtos naturais, somando-se ao conhecimento de técnicas cromatográficas e de elucidação estrutural, Cecília se concentrou em estruturar seu laboratório e linha de pesquisa no IQ-UFG, captar recursos financeiros nos órgãos de fomento (CNPq, Capes, Finep), e estabelecer colaborações com grupos de pesquisa da UFG (ICB, IPTESP, IF, FF) e de outras Instituições brasileiras (UNICAMP, UEM, UFMG, UFBA, UFC).

 

Título de Professora Emérita Cecília M. Alves de Oliveira
Gestão, amigos e colegas prestigiaram a homenagem realizada no Auditório do Instituto de Química

 

A partir de 2002, intensificou sua contribuição no programa de Pós-Graduação em Química do IQ-UFG. Orientou mais de uma dezena de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e supervisionou vários estagiários de pós-doutorado. Publicou cerca de 70 artigos científicos em periódicos científicos, é co-autora de 2 patentes e seu índice h é 18 (dados de 2019). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.

Desde 2012, atua no Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - CRTI, tendo participado da comissão da UFG de sua implantação. De 2014 a 2020 foi coordenadora adjunta do CRTI. Atualmente, já como professora aposentada da UFG, continua contribuindo como coordenadora das divisões de cromatografia aplicada e de análise química e estrutural e exercendo ainda a importante função de coordenadora geral do CRTI.

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIA destaque