Boniek_Gontijo_Vaz_01-JUN-23

Professor do IQ UFG recebe Prêmio Inventor Petrobras 2023

Em 06/06/23 13:18. Atualizada em 06/06/23 13:22.

Boniek Gontijo Vaz é coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas 

Boniek_Gontijo_Vaz_01-JUN-23
Boniek recebe certificado e troféu da edição 2023 da premiação
O professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Boniek Gontijo Vaz, recebeu em nome do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem-IQ- UFG) o prêmio Inventor Petrobras 2023. De acordo com o docente, "trata-se de  um prêmio importante que retrata o reconhecimento da UFG no desenvolvimento de inovação no setor. O prêmio é resultado do depósito de três patentes pelo grupo da UFG". A primeira patente, intitulada "Método para determinação da curva de distribuição de acidez de petróleos a partir da composição molecular do óleo bruto", oferece uma abordagem revolucionária para determinar a curva de distribuição de acidez em petróleos, utilizando a composição molecular como base. Esse avanço fornece informações cruciais sobre a acidez do petróleo e contribui para o desenvolvimento de estratégias eficientes de refino.

A segunda patente, intitulada "Método para detecção de hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides utilizando Espectrometria de massas de ressonância ciclotrônica de íons com transformação de Fourier acoplada com a fonte de fotoionização a pressão atmosférica (APPI FT-ICR MS)", oferece um método altamente sensível e preciso para detectar hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides. Essa técnica, utilizando espectrometria de massas de ultra-alta resolução, permite análises mais detalhadas desses compostos, que são vitais para inferência de muitos aspectos importantes de acumulações de petróleos. A terceira patente, intitulada "Método de avaliação da evolução térmica de óleos brutos de diferentes origens por espectrometria de massas de ultra-alta resolução", apresenta um método pioneiro para avaliar a evolução térmica de óleos brutos de diversas origens, por meio de espectrometria de massas de ultra-alta resolução. Essa técnica permite uma caracterização precisa da alteração dos óleos brutos sob diferentes condições térmicas, oferecendo informações valiosas para a compreensão dos processos de maturação e formação de hidrocarbonetos.

Prêmio_Inventor_Petrobras_2023 (4)
Boniek (camisa azul) respondeu à perguntas de estudantes

 

Durante a solenidade de premiação, realizada em 24 de maio de 2023, o professor Boniek integrou uma equipe que respondeu a questões relacionadas à inovação promovidas por estudantes de todo o País. "Essa contribuição demonstra o compromisso da UFG e do Grupo Lacem em fomentar a inovação e o empreendedorismo no Brasil", afirma. A cerimônia contou com a presença da gerente-executiva do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes Petrobras), Maisa Pimenta Goulart, e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José do Nascimento Travassos.

 

Prêmio_Inventor_Petrobras_2023 (3)
Vencedores do Prêmio Inventor Petrobras 2023

 

"Esse prêmio reforça a importância da parceria entre universidade e empresa para impulsionar a geração de inovação no país. A UFG e o Grupo Lacem estão desempenhando um papel fundamental no avanço tecnológico da indústria petrolífera, desenvolvendo soluções inovadoras que terão impactos significativos no setor e na sociedade como um todo. Essas conquistas ressaltam o potencial do Brasil em se destacar como um centro de excelência em pesquisa e inovação na área de energia", enfatiza Boniek.

 

Prêmio_Inventor_Petrobras_2023 (1)
Cerimônia de premiação foi realizada em 24 de maio último

 

Saiba mais

Dois professores do IQ recebem Prêmio Inventor Petrobras 2021

Instituto de Química completa 25 anos

Docente do IQ vai compor corpo editorial de publicação internacional

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

 

Fonte: Lacem/IQ/UFG

Categorias: NOTÍCIA destaque