Servidores do IQ recebem a Comenda Cientista Marie Curie
Evento aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia
Na última segunda-feira (19), os Técnico-administrativos do Instituto de Química da UFG, Renato Cândido da Silva, Wesson Guimarães e o Professor Márlon Herbert Flora Barbosa Soares foram homenageados na Câmara Municipal de Goiânia através da Comenda Cientista Marie Curie, está é a primeira Comenda destinada aos Químicos na Câmara Municipal de Goiânia.
O técnico-administrativo Wesson Guimarães é o sétimo servidor emérito da UFG, e Renato Cândido da Silva é Diretor Nacional da Associação Brasileira de Química em vigência e também Diretor do Sint-IFESGO.
A homenagem foi uma propositura do Vereador Anselmo Pereira (MDB), vale ressaltar que comenda se deu através da articulação entre a Câmara Municipal e as principais entidades classistas, sindicato, conselho e associação.
Quem foi Marie Curie?
Marie Curie foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que se destacou por suas pesquisas sobre a radioatividade e pelos prêmios Nobel que recebeu em Física e em Química. Marie desenvolveu pesquisas sobre a radioatividade e descobriu dois elementos químicos, o rádio e o polônio. Por sua contribuição científica, ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, em 1903, e mais tarde, em 1911, o Prêmio Nobel de Química.
Sua relevância é tamanha para o desenvolvimento da ciência que virou Projeto de Lei do Senado (PLS) 398/2018, que torna política de Estado o incentivo à participação da mulher nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O Sint-IFESGO e o IQ/UFG parabenizam os homenageados e reafirma o reconhecimento pelo trabalho prestado a ciência e ao desenvolvimento da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Fonte: Sint-IFESGO/ IQ