sumbal

Professora do IQ UFG é eleita para Academia Brasileira de Ciências

Em 20/12/23 08:48. Atualizada em 20/12/23 08:48.

Sumbal Saba é a 1ª professora e 3ª docente do Instituto de Química indicada como membra afiliada

A eleição para novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi realizada no início do mês de dezembro e, pela primeira vez, uma mulher do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) foi indicada para o cargo de membro afiliado. A eleita é a docente Sumbal Saba, que vai atuar no período de 1 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2028. O IQ UFG já havia tido dois homens entre os membros afiliados.

Sumbal fará parte dos membros da Região Minas Gerais e Centro-Oeste da ABC. ”É um privilégio ser a única pesquisadora que recebeu essa indicação neste ano no Estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os outros membros nomeados são de Minas Gerais e Brasília”, destacou.

“Para mim é um orgulho fazer parte de um prestigiado grupo de cientistas no Brasil. Isso me permitirá contribuir cientificamente, aprender e evoluir como pessoa e como pesquisadora. Além disso é um reconhecimento à UFG pela qualidade do corpo docente e pela formação de recursos humanos diferenciados. É a universidade pública cumprindo seu papel na sociedade”, concluiu Sumbal.

De acordo com notícia veiculada no site da ABC, a instituição realizou eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. O conteúdo informa que as mulheres são maioria entre os titulares eleitos (60%) e que foi atingida a equidade entre os afiliados, com 50% de mulheres. “Essa proporção reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica, que cada vez mais se reflete nos quadros da Academia Brasileira de Ciências”, diz o texto.

Sumbal_Sama_IQ_UFG
Professora do IQ UFG Sumbal Sama

Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio de 2024, durante a Reunião Magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro. Já os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região. A diplomação da professora Sumbal Sama está prevista para a primeira quinzena de setembro do próximo ano.

Para conferir a lista dos novos membros eleitos para a ABC, clique aqui.

Fonte: Secom UFG, com informações da ABC

Categorias: NOTÍCIA destaque