Sei42

Um novo SEI está disponível para você!

Em 02/02/24 10:05. Atualizada em 02/02/24 10:05.

Sistema inaugura a sua versão 4.0 na UFG com objetivo de facilitar o gerenciamento de processos

 

Texto: Caroline Pires

 

A novíssima versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está disponível para uso de toda a comunidade da UFG a partir de hoje, 29/1. Presente no cotidiano de servidores e estudantes, a versão 4.0, apresenta uma nova interface, oferecendo maior acessibilidade em dispositivos móveis. A implementação foi realizada neste final de semana pela Secretaria de Tecnologia e Informação, por meio do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) e do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq).
O secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Luís Galdino de Oliveira, considera que a grande novidade da versão 4.0 foi o fato de “ter evoluído para começar a atender critérios técnicos de gestão documental. Sem dúvidas, este é um avanço se comparado às versões anteriores, que registravam o documento para fins de trâmite interno”, considerou. O novo Painel de Controle apresenta uma série de novidades que permitem uma melhor condução dos processos, com a inclusão de marcadores, atribuição de blocos para usuários, controle de prazos e inclusão de comentários aos processos. “Ao todo são 26 atualizações. Esperamos apresentar novas atualizações, sempre pensando em facilitar o gerenciamento do sistema pelo usuário”, complementou. A previsão é que, até meados de 2024, e após o cadastro de unidades externas, seja possível o envio de processos do SEI-UFG para o SEI de outras instituições.

 SEI42.png


“O sistema ganhou robustez para funcionamento integrado com mais módulos, e deve ter soluções de integração com sistemas de preservação digital, facilitando sua integração a um SIGAD (Sistema Integrado de Gestão Arquivística de Documentos)”, resumiu o diretor do Cidarq, Paulo Eduardo de Oliveira Neto. Segundo ele, outra atualização importante foi a melhoria da usabilidade do usuário interno, com mais funções disponíveis, já prevendo o grande aumento do número de documentos geridos pelo sistema.
Para que a atualização fosse possível no âmbito da UFG, a equipe do Cercomp atuou em toda a parte de infra estrutura, atualizando os códigos, os módulos, os endereços de acesso e os serviços de autenticação do sistema. “Temos planejado a atualização do SEI desde setembro de 2023. A atuação conjunta das equipes do Cercomp e Cidarq buscou definir estratégias que minimizassem o tempo de indisponibilidade do sistemas e, ao mesmo tempo, a segurança para execução de procedimentos críticos e com grande volume de dados”. Além disso, buscamos configurar as rotinas de integração e sincronização de dados, bem como monitorar os serviços de comunicação externa do SEI, com o Sistema SIGRH - Portarias”, explicou Igor Rodrigues Vieira, diretor do Cercomp. Além disso, a integração com o Sigaa permitirá o cadastro automático de discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu como usuários externos do SEI. Para a implementação desta novidade, considerando a sincronização da rotina de migração de dados para o SEI, alguns nomes podem apresentar divergência momentânea nos próximos dias. Por fim, também ficará a cargo do Cercomp a responsabilidade por manter o serviço de backup do sistema.

O que é o SEI?

Grande parte dos órgãos do Executivo Federal utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta para diminuir o tempo de tramitação de processos e permitir o acesso rápido e prático às informações e o apoio às soluções de transparência pública como alguns dos objetivos de seu uso.
A publicização de informações públicas em transparência ativa têm sido monitorada por órgãos de controle junto à administração pública federal. O uso do Módulo de Pesquisa Pública do SEI foi indicado como ferramenta modelo para a publicização do processo administrativo eletrônico.
O uso deste novo módulo é um instrumento de promoção da transparência e visa atender à Lei de Acesso à Informação (LAI). Com a disponibilização do módulo, será possível que qualquer cidadão consulte, acesse e acompanhe o andamento de processos no âmbito da UFG.

Confira o link para os manuais

Fonte: Secom/UFG

Categorias: NOTÍCIA