Olimpíadas

Olimpíada Nacional de Ciências cresce e se consolida em Goiás e no Brasil

Em 11/03/24 08:47. Atualizada em 11/03/24 08:47.

A edição 2023 da ONC premiou 436 estudantes e 91 professores de 114 municípios goianos

 

Renato Cândido Silva*
Clediomar Martins Costa Filho*

 

Artigo ONC

 

O Ensino de Ciências na perspectiva dos dias atuais deve capacitar estudantes para a tomada de decisão tendo em vista a resolução de problemas, possibilitando aperfeiçoar discentes, para que cumpram seu papel como cidadãos, exercendo seus direitos e deveres, e para que tenham posição crítica sobre as coisas. A inserção de pessoas com as mais diversas limitações no convívio social atualmente tornou-se imprescindível, já que, por motivos de preconceito ou estruturas inadequadas, elas são vítimas da exclusão social, mesmo com tantos conhecimentos nas mãos. Por este motivo pensou-se em ações no contraturno escolar que permitam oportunizar estudantes de escolas públicas e privadas a se prepararem para as olimpíadas do conhecimento, em especial a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma das ações apoiadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e foco da nossa discussão.

Ao falar de projetos como a ONC, que se inserem na extensão universitária, é importante retomar o princípio da indissociabilidade expresso no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, o qual estabelece o tripé motriz das universidades brasileiras: ensino, pesquisa e extensão (Brasil, 2024). Puhl e Dresch (2016, p. 38) defendem que esse princípio "possibilita novas formas pedagógicas de reprodução, produção e socialização de conhecimentos, efetivando a interdisciplinaridade. Ela oportuniza também superar a dicotomia entre teoria/prática, sujeito/objeto, empiria/razão, constituindo outro fundamento epistêmico".

Tendo em vista essa perspectiva, a ONC surge em 2016 por meio da Coordenação Geral de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, ao longo dos anos, torna-se um dos principais eventos científicos do Brasil, abrangendo milhões estudantes de escolas públicas e privadas em todo o país.

A convite do MCTI, sociedades científicas brasileiras se unem na realização da Olimpíada Nacional de Ciências: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A organização do projeto de extensão Olimpíada Nacional de Ciências é de responsabilidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e faz parte da formação do curso de Licenciatura em Campo da UFPI, câmpus Ministro Petrônio Portela, na cidade de Teresina. As atividades envolvem discentes e docentes do curso, que promovem interação e contato com todos os participantes.

A ONC é regida por um regulamento divulgado em seu site e conta também com subcoordenações estaduais. A Olimpíada Nacional de Ciências se organiza em cinco categorias: Nível A (6º e 7º anos); Nível B (8º e 9º anos); Nível C (1º Ensino Médio); Nível D (2º Ensino Médio) e Nível E (3º Ensino Médio e 4º ano técnico) (ONC, 2024).

As provas são divididas em duas fases, sendo que participam da segunda fase os estudantes que atingem o número mínimo de acertos estipulados pela comissão da ONC na primeira fase. Apesar de contemplar a possibilidade de realização das provas impressas, ambas as fases são realizadas preferencialmente em formato digital, por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets ou smartphones. Os estudantes resolvem questões que envolvem Astronomia, Biologia, Física, História e Química (ONC, 2024).

Em Goiás, a Olimpíada Nacional de Ciências é uma ação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e compõe o Programa de Apoio às Olimpíadas Científicas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Desde a sua primeira edição em Goiás, no ano de 2016, a ONC tem ampliado a participação dos estudantes e o envolvimento de professores, gestores pedagógicos e diretores de instituições de ensino no estado de Goiás. Tendo em perspectiva os últimos quatro anos (2020 a 2023), houve um crescimento de 76% no número de participantes. Houve um aumento de 65.304 participantes na edição de 2020 para 115.000 participantes na edição de 2023, segundo dados da ONC.

 

Tabela ONC

Fonte: ONC, 2024

 

Na edição de 2023, com o título "A Ciência na era da inteligência artificial", foram 436 estudantes premiados. Desses, 215 foram medalhistas nas categorias bronze, prata e ouro. Além disso, foram 91 professores premiados e 114 cidades participantes do estado de Goiás. O êxito crescente da ONC em Goiás e em todo o Brasil demonstra a importância do incentivo na formação de estudantes e do investimento na capacitação de docentes para o desenvolvimento do conhecimento em nosso país e para a formação de cidadãos críticos, capazes de exercer plenamente seus direitos e deveres, e de construir uma sociedade que valorize cada vez mais a ciência e as instituições que prezam por ela.

 

* Renato Cândido da Silva é diretor da Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenador de Popularização da Ciência na Proec/UFG e coordenador da ONC em Goiás.

* Clediomar Martins Costa Filho é estudante de Relações Públicas da UFG e bolsista do Programa de Extensão e Cultura.

 

Referências

Brasil, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Título VIII, Cap. III, Seção I, Art. 207. Brasília, DF, 2024. Disponível em: <https://x.gd/Tu74C> Acesso em: 05 mar. 2024.

Brasil, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Decreto 11.754. Brasília, DF, 2023. Disponível em:<https://x.gd/mY8zq> Acesso em: 19 fev. 2024.

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). [s. l.], 2024. Disponível em: <https://www.onciencias.org/> Acesso em: 05 mar. 2024.

Puhl, M. J.; Dresch, O. I. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. In: Revista Di@logus, v. 5, n. 1, [s. l], 2016. Disponível em: <https://philarchive.org/archive/DREOCE> Acesso em: 18 fev. 2024.

Universidade Federal de Goiás, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFG), Programa de Apoio às Olimpíadas Científicas na UFG. Disponível em: <https://proec.ufg.br/p/42522-programa-de-apoio-as-olimpiadas-cientificas-na-ufg> Acesso em: 19 fev. 2024.

 

* Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal UFG.

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIA