Conheça o curso de Engenharia Química

Nesta página você poderá tirar algumas dúvidas conhecer um pouco mais a respeito da Engenharia Química.

insta

O que é Engenharia Química?

O que é um Processo Químico?

Qual é a diferença entre a Química e a Engenharia Química?

Quais são os Campos de Atuação do Engenheiro Químico? Onde ele trabalha e o que ele faz?

Qual é a Remuneração de um Engenheiro Químico?

O que se Estuda na Engenharia Química?

Qual é o Futuro da Engenharia Química?

Saiba +

Vídeos

O que é Engenharia Química?

A Engenharia busca aplicar conhecimentos técnicos, científicos e empíricos (adquiridos da experimentação) à criação ou modificação de mecanismos, estruturas, produtos e processos a fim de converter recursos naturais e não-naturais (matéria, energia e/ou informação) em formas adequadas às necessidades da sociedade e do ambiente que a cerca. A adequação de um produto da engenharia deve atender aos critérios de: viabilidade técnica - deve atender as espectativas com as quais ele foi criado; viabilidade econômica - deve ter um preço acessível e gerar lucro; viabilidade ambiental - o impacto ambiental devido sua produção/construção, consumo e disposição final devem ser mitigados ao máximo possível.

A Engenharia Química é o ramo da engenharia que trata dos processos químicos pelos quais as matérias-primas sofrem modificações em sua composição, conteúdo energético, estado físico ou estrutura molecular para a obtenção de produtos que venham atender a um deteminado fim. Essêncialmente, a Engenharia Química atua na pesquisa e no desenvolvimento de novos processos e produtos, no projeto, na construção e na operação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas.

Em outras palavras, a Engenharia Química trabalha com a síntese, o exame e o projeto preliminar de um possível processo industrial, determinando quais serão as etapas de processamento e em que ordem devem ocorrer para transformar uma determinada matéria-prima em um determinado produto; a avaliação técnica e econômica do processo, a fim de determinar a viabilidade do mesmo; a geração de dados e experiências, nem sempre todas as informações necessárias para o projeto e operação de um processo estarão disponíveis; a seleção de alternativas e a definição do projeto final, em que se levam em consideração todos os fatores como: controlabilidade, segurança e impactos ambientais; o gerenciamento da construção e a partida de uma planta industrial; a operação, bem como a realização de correções e modificações do processo já em operação com a finalidade de aprimorá-lo ou adaptá-lo.

Estude na UFG - Engenharia Química

O que é um Processo Químico?

Um Processo Químico é definido pelo conjunto, em uma ordem específica, de etapas envolvidas na transformação de uma data matéria-prima em um ou mais produtos químicos. Nestas etapas ocorrem alterações físicas e/ou químicas que se dão, de forma geral, por meio de separações físico-químicas (destilação, extração, adsorção, cristalização, filtração), misturas, trocas térmicas (aquecimento e/ou resfriamento) e por reações químicas, incluíndo as bioquímicas e eletroquímicas.

Qual é a diferença entre a Química e a Engenheira Química?

Tanto o Químico e o Engenheiro Químico estão interessados no estudo das propriedades e do comportamento da matéria, ou seja, tudo o que tem massa e ocupa o espaço. O que os diferencia é a escala com que trabalham e sua finalidade.

O Químico trabalha principalmente na chamada escala de bancada, em que se manipulam materiais que possuem gramas ou mililitros, descobrindo novos compostos, novas rotas de síntese (reações químicas), novas aplicações e novas técnicas de análise química. O Químico geralmente trabalha em um laboratório,  utilizando reagentes com algo grau de pureza e equipamentos altamente precisos em um ambiente controlado, e seus processos são realizados em batelada.

O Engenheiro Químico trabalha com transformações - sejam físicas, químicas ou biológicas - em larga escala, ou seja, na ordem de toneladas ou milhares de litros. É uma atribuição do Engenheiro Químico tornar viável a produção em escala industrial dos produtos e a aplicação das rotas químicas descobertas pelos Químicos. Na indústria devem ser levados em conta diversos fatores: as matérias-primas não possuem alto grau de pureza, necessitando muitas vezes de um tratamento prévio para a realização das etapas que envolvem reações químicas ou bioquímicas; o ambiente não é controlado, podendo muitas vezes ser afetado por fatores climáticos - como umidade do ar e temperatura - e a matéria-prima e os insumos utilizados podem apresentar variações em sua qualidade e composição; o principal regime de operação é geralmente o de fluxo contínuo - o fluxo de mateiral entrando e saindo dos equipamentos é constante - e não o de batelada; o custo de produção é extremamente importe pois afeta diretamente o lucro, sendo que o processo industrial deve ser energéticamente eficiente, consumir o mínimo de matéria-prima e ensumos e gerar o mínimo de efluentes (rejeitos que devem ser tratados e descartados) e impacto ambiental; entre outros. Portanto, o Engenheiro Químico geralmente atua mais na pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos industriais e novos processos químicos industriais, bem como no projeto de um processo industral, sua implantação, sua operação e posterior adaptação e/ou otimização.

O quadro a seguir mostra as atribuições para as diferentes categorias profissionais que atual na área de Química, de acordo com a RN nº 36 do Conselho Federal de Química:

Atribuições Engenharia Química Química Industrial Química* (Bel. e Lic.) Técnico em Química**
1. Direção, supervisão e responsabilidade Técnica X X X X
2. Acessoria, consultoria e comercialização X X X
3. Perícia, serviços técnicos e laudos X X X
4. Magistério X X X
5. Desempenho de cargos e funções técnicas X X X X
6. Pesquisa e desenvolvimento X X X X
7. Análise química e físico-química, padronização e Controle de Qualidade X X X X
8. Produção, tratamento de resíduos X X   X
9. Operação e manutenção de equipamentos X X   X
10. Controle de operações e processos X X   X***
11. Pesquisa e desenvolvimento de processos industriais X X
12. Execução de projetos de processamento X X
13. Estudo de viabilidade técnico-econômica X X
14. Projeto e especificação de equipamentos X
15. Fiscalização de montagem e instalação de equipamentos X
16. Condução de equipe de montagem e instalação X

(*) Dependendo do currículo da escola de formação, as atribuições para Licenciatura em Química podem ser somente aquelas constantes nos itens 1 a 5, e as atribuições de Bacharel em Química podem se extender até aquelas constantes no item 13.

(**) As atribuições constantes no itens 1 e 10 para o Técnico em Química estão limitados ao exercício em empresas de pequeno porte, de acorod com a RN nº 11 do CFQ.

(***) Quando houver uma especificidade definida no curso em questão, as atribuições ficam restritas a estas características.

É difícil encontrar qualquer tipo de produto ou material que não tenha passado, de forma direta ou indireta, por um processo de transformação em que um engenheiro químico pode atuar. Vamos tomar um carro como um exemplo de produto. No carro encontramos vários materiais:  da indústria metalúrgica obtém-se as ligas de metais utilizadas; da cadeia da inddústria petroquímica obtém-se a gasolina ou o diesel e lubrificantes; da indústria alcooquímica o etanol;  da indústria de polímeros provém diversos plásticos,  borrachas e fibras sintéticas, adesivos e a espuma do estofado; da indústria de tinta e vernízes obtém-se a tinta. O Engenheiro Químico atua nestas indústrias citadas, e podemos apresentar como exemplos outros setores industriais: química inorgânica, química orgânica, resinas e elastômeros, fibras sintéticas, defensivos agrícolas,  produtos de limpeza, perfumes e cosméticos, farmacêutica, alimentos e bebidas, cimento, papel e celulose, química fina, etc.

Como pode ser visto, os Engenheiros Químicos são muito solicitados devido ao grande número de indústrias que dependem da síntese e processamentos de produtos químicos e materiais. Para além das carreiras tradicionais, os Engenheiros Químicos beneficiam de oportunidades crescentes nas áreas da biotenologia, farmacêutica, fabricação de dispositivos eletrônicos e engenharia ambiental. A formação única do engenheiro químico torna-se essencial nestas áreas em que os processos envolvem transformação química ou física da matéria.

Tendo em vista as características da sua formação, assim como os inúmeros produtos e serviços oriundos de suas atividades, o Engenheiro Químico é um profissional flexível, a ponto de atuar em outras áreas, aparentemente fora de sua especialidade. Cada vez mais o Engenheiro Químico trabalha em equipes multidisciplinares, orientada para diversos ramos de atividades como: pesquisa, mercado, terceiro setor, etc.

Abaixo vemos alguns exemplos de áreas nas quais o Engenheiro Químico pode atuar:

Área Descrição das Atividades
Automação Projeta sistemas e programas de instrumentação, controle e monitoramento de processos em instalações da Indústria Química e correlatas
Consultoria Oferece conhecimentos especializados. Exemplo: em uma empresa pode atuar com uma equipe de engenheiros para projetar e construir a expansão de uma determinada unidade produtiva
Docência e Treinamento Contribui para a formação básica de recursos humanos no ramo da engenharia química. Atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Pode ministrar formação complementar a profissionais em atividades de extensão dentro e fora de universidades
Engenharia Ambiental Desenvolve técnicas para reduzir e recuperar materiais úteis a partir de rejeitos produzidos durante o processo de fabricação; projeta sistemas de estocagem e tratamentos, assim como estratégias de controle de poluição para operação de plantas; pode ser o responsável pelo monitoramento de todos os sistemas em uma instalação para cumprir a legislação ambiental
Engenharia de Processos

Projeta os meiosde produção e equipamentos, assim como define os materiais empregados no processo produtivo. Provê suporte técnico para a equipe e procedimentos de localização de defeitos operacionais em uma instalação para manter a unidade de processamento operando com eficiência e eficácia.

Engenharia de Produção

É responsável pela operação de um processo específico de transformação, trabalhando diretamente com os operadores para garantir que um produto e/ou matéria prima em processamento estejam de acordo com as especificações.

Engenharia de Produto e Qualidade

Acompanha e monitora o ciclo produtivo de um produto para garantir a sua especifiicdade. Conduz ensaios para determinar o desempenho do produto ao longo do tempo. Realiza pesquisas, desenvolve e acompanha as políticas e os procedimentos que as empreseas devem seguir para garantir o correto manuseio de produtos e componentes químicos.

Engenharia de Segurança

Projeta e mantém as plantas seguras. É o responsável pela condução e análise de segurança de equipamentos novos e dos existentes, assim como dos públicos afetados pelo processo produtivo.

Gestão de Projeto

Coordena e supervisiona o projeto global e a construção de uma nova instalação, bem como gerencia as operações subsequentes e seu progresso. Pode ser o responsável pela partida de um processo específico em uma indústria

Gestão Financeira

Desenvolve orçamento e projeções de capital para a instalação industrial ou de processo, trabalhando associado a equipes de produção e de projeto para identificar necessidades exatas de um novo processo e, então, planejar os recursos de capital necessários para implementar o empreendimento no seu ramo de competência.

Gestão Tecnológica

Gerencia profissionais, programas de pesquisa e operações diárias das funções de engenharia, podendo coordenar trabalhos globais de pesquisa e de desenvolvimento.

Vendas e Mercado

Dá assistência aos clientes para solucionar problemas de produção e de processo, pela oferta de produtos e serviços para atender necessidades específicas, empregando seus conhecimentos para vender produtos químicos, equipamentos, bem como fornecer serviços de acompanhamento e treinamentos quando necessários.

fonte: Cremasco, M. A. Vale a pena Estudar Engenharia Química, Editora Blucher, 3ª Edição, 2015.

Qual é a Remuneração de um Engenheiro Químico?

De acordo com a Lei 4.950-A/66 de 1966, que regulamenta a remuneração dos profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária, a tabela salarial do profissional do engenheiro está vinculada ao valor do salário mínimo vigente e à jornada diária do profissional, independente do seu local de atuação.

- Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos

- Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos

- Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

(Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br)

Um Engenheiro Químico ganha em média R$8.538,98 de acordo com pesquisa do salário.com.br junto a dados oficiais do CAGED. A média do piso salarial 2020 é de R$ 7.793,44 (de acordo com negociações coletivas registradas) e o teto salarial de R$ 20.250,76, levando em conta profissionais com registro como Engenheiro Químico com carteira assinada no regime CLT.

(Fonte: https://www.salario.com.br)

Pesquisa salarial do Datafolha para a indústria lista a remuneração média (na cidade de São Paulo e região metropolitana) para alguns cargos que podem ser ocupados por engenheiros químicos no setor industrial:

- Chefia de controle de qualidade: R$7.599,20

- Chefia de produção: R$7.220,30

- Coordenador de projetos de sistemas: R$ 10.037,40

- Supervisor de engenharia: R$ 9.639,60

- Gerente de controle de qualidade: R$ 12.207,10

- Gerente industrial: R$ 13.376,50

- Gerente de planejamento e controle de produção: R$ 12.684,70

- Gerente de engenharia e projetos: R$ 15.229,60

- Diretor industrial: R$27.182,60

O que se Estuda na Engenharia Química?

Os engenheiros químicos influenciam inúmeras áreas da tecnologia. Em termos gerais, os engenheiros concebem e projetam processos para produzir, transformar e transformar materiais, começando pela experimentação em laboratório seguida pela implementação da tecnologia em produção em escala real.

Para realizar estes trabalhos o engenheiro químico deve ter uma compreensão completa e quantitativa, tanto da engenharia como dos princípios científicos subjacentes a estes processos tecnológicos. Isto é refletido no currículo e disciplinas da Engenharia Química, que inclui o estudo da matemática aplicada, balanços de materiais e energia, termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de energia e massa, tecnologias de separação, cinética e reações químicas e projeto de reatores e concepção de processos e gestão econômica. Estes cursos são construídos sobre uma base nas ciências da química, matemática, física e biologia.

Dados gerais do Curso de Bacharelado em Engenharia Química da UFG

Grade curricular do Curso de Bacharelado em Engenharia Química da UFG

Qual é o Futuro da Engenharia Química?

Qual é o futuro da Engenharia Química?

A Engenharia Química é extremamente versátil e, por conta disso, estará presente em inúmeras áreas importantes para o futuro, como: nanotecnologia, área responsável pela produção e aplicação de compostos em escala nanométricas; bioprocessos, em que há o desenvolvimento de processos utilizando a bioquímica; engenharia de tecidos, desenvolvimento de tecidos e órgãos artificiais; e na engenharia verde, criando formas de reduzir impactos ambientais e reaproveitamento de insumos.

Segundo o American Institute of Chemical Engineers, AIchE, os engenheiros químicos também estarão presentes no desenvolvimento de tecnologias de emissões zero, de aprimoramento e de fontes de energia. Além disso, também fará parte do processo de desenvolvimento de métdodos de purificação de água, data science e na construção civil, buscando aprimorar os materiais utilizados nas obras civis.

Ainda de acordo com o Departamento Stanford Engineering, a vida, a energia e o meio ambiente formam uma tríade de prioridades de engenharias que é inigualável no seu potencial para melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta Terra. E no centro de todas estas três prioridades está a engenharia química.

A vida acaba por se traduzir como uma série de reações químicas complexas e inter-relacionadas - e a engenharia química moderna reflete este fato. Esse ramo da engenharia está a desenvolver técnicas para a prática da medicina a nível molecular, com a promessa de avanços que irão melhorar a longevida e a qualidade de vida, denominada engenharia clínica médica. Ainda assim, nossa civilização baseia-se na abundância de energia, mas há custos e benefícios para a exploração robusta dos recursos energéticos globais. A engenharia química dedica-se a minimizar esses custos e maximizar os benefícios - e grande parte do nosso foco é o desenvolvimento de novas fontes de energia sustentáveis.

Saiba +