ENADE - Química Licenciatura

ENADE 2021: Química Licenciatura

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação. (Fonte: INEP)

Os cursos enquadrados para o Enade 2021, conforme o Edital, são os das Áreas relativas ao grau de licenciatura e/ou bacharelado: a) Artes Visuais; b) Ciência da Computação; c) Ciências Biológicas; d) Ciências Sociais; e) Educação Física; f) Filosofia; g) Física; h) Geografia; i) História; j) Letras - Inglês; K) Letras - Português; l) Letras - Português e Espanhol; m) Letras - Português e Inglês; n) Matemática; o) Música; p) Pedagogia; q) Química; r) Design; s) Sistemas de Informação

É de responsabilidade das IES e dos estudantes habilitados acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2021, que forem publicados no Diário Oficial da União e/ou informados no Portal do Inep em http://inep.gov.br/enade.

Estudantes Habilitados

Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso em 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29/08/2021);

- Veja aqui a lista dos ingressantes da Química Licenciatura UFG

Estudantes Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021 (29/08/2021) ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

- Veja aqui a lista dos concluintes da Química Licenciatura UFG

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições.

Os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficam convocados para participação no Enade 2021.

Do Exame

Aos concluintes selecionados, o exame é composto por:

1- Prova - 14 de novembro de 2021 (obrigatório)

2 - Questionário do Estudante - Preencher após cadastro no site <enade.inep.gov.br> entre os dias 30/08/2021 e 13/11/2021 às 23h59 (obrigatório)

3 - Questionário de Percepção de Prova (obrigatório - preenchido junto com a prova)

A prova do Enade 2021 será aplicada em todos os estados da Federação e no Distrito Federal, nos municípios de funcionamento dos cursos, conforme Cadastro do Sistema e-MEC.

O acesso ao cartão de confirmação da inscrição, consulta aos locais de prova, cadastro, solicitações de atendimento especial e solicitações de dispensa do exame deverão ser realizadas pelo estudante no endereço <enade.inep.gov.br>.

Das Obrigatoriedades

Os estudantes habilitados terão sua situação de regularidade perante o Enade divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, no dia 15/12/2021.

A existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.

É necessária a leitura do Edital INEP Nº 36, de 12 de julho de 2021, com atenção ao cronograma do Exame, em relação aos prazos para pedidos de nome social, atendimento especializado/específico, divulgação de local de prova, assim como os critérios para dispensa do estudante.

Todos os estudantes devem dar atenção especial também à comunicação pelo SIGAA.

A coordenação fará reunião remota para esclarecer as etapas e sanar as dúvidas dos estudantes.

1ª. Reunião sobre ENADE 2021 – Química Licenciatura

Segunda-feira, 30 de agosto · 18:00 às 19:30h

Informações de participação do Google Meet

Link da videochamada: https://meet.google.com/crp-gyci-fgi